Relatórios

Missão Tabuleiro Limpo

1-Introdução

Com o objectivo didático de estimular uma alimentação saudável para os jovens da cantina do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, foi proposto à turma 12ºB a elaboração de um LOGOTIPO capaz de sensibilizar os alunos para esta missão, intitulada MISSÃO TABULEIRO LIMPO. Em que consiste, então, a missão?

A Missão Tabuleiro Limpo é resultado da averiguação de que muitos adolescentes e principalmente alunos do básico e secundário acabam por deixar toda a comida, tal como que lhes é servida, no prato. Isto provoca prejuízos para o Colégio a nível monetário, mas, sobretudo, é a prova de que muitos jovens preferem alimentar-se mal no bar (comidas à base de fritos, açúcares e “artificialmente” concebidas) do que bem e de forma saudável na cantina.

Deste modo, o logotipo deverá ter um carácter apelativo, didático e que sensibilize os alunos a optarem por não deixar o tabuleiro cheio, mas sim completamente limpo!

2-Fase de pesquisa

Na fase de pesquisa, tentei perceber em que imagens ou ideias me deveria basear. Optei por uma representação de um “tabuleiro-boneco”, com um carácter figurativo e não muito expressivo, como sugerem as seguintes imagens:

Numa primeira fase de desenvolvimento de projecto, pensei em preencher o tabuleiro com um padrão de frutos, pois seria uma ideia apelativa para os mais novos. O fruto escolhido foi o KIWI, pois apresenta cores vivas e poderia até representar a foma dos olhos do tabuleiro. Os padrãoes escolhidos foram os seguintes:

Posteriormente, preferi representar um logotipo mais simples e topográfico, com o uso de preto e branco, como sugerem as saguintes imagens:

O tema do meu logotipo é, então, a Missão Tabuleiro Limpo, a representação do tabuleiro com características humanas, olhos que sugerem um grande sorriso para cativar a simpatizar com os alunos, braços abertos, convidativos a um amigável abraço.

3-Esboços

Primeiros esboços que sugerem o meu LOGOTIPO

Esboço final para o LOGOTIPO

Este acaba por ser o esboço principal, embora o logotipo final tenha um aspecto diferente, pois durante o processo de vectorização surgiram novas ideias de realização que não proporcionaram a exacta cópia deste esboço, embora o trabalho final se tenha baseado principalmente nele.

4-VECTORIZAÇÃO

Os primeiros desenhos do LOGOTIPO tinham um aspecto que não correspondia ao desejado, ou por serem demasiado complexos:

Ou por se revelarem demasiado simples e básicos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Posteriormente, comecei a brincar com o programa e com as minhas ideias, e consegui um LOGOTIPO inicial que me agradou e que, ao contrário da minha ideia inicial, usava dois tabuleiros em vez de um.

O equilíbrio do LOGO seria melhor conseguido com estas duas partes, também símbolo da união e gosto simultâneo (pela comida da cantina). A faixa que cobre o tabuleiro com a palavra Missão é símbolo do mérito que o aluno consegue ao cumprir o objectivo de não desperdiçar comida e deixar o tabuleiro completamente limpinho! Já a palavra Limpo aparece sem qualquer faixa, pois o objectivo foi cumprido e o tabuleiro fica sem qualquer adorno.

5-Resultado Final

Quando já estava decidida quanto ao LOGO anterior, tentei um novo LOGOTIPO que me agradou ainda mais, pois usa apenas duas cores base: o branco e o preto. Deste modo, seria mais fácil representá-lo impresso ou em pins, pois este é também outro uso que lhe será dado.

Processo de realização do LOGO final no Adobe Illustrator

A execução do LOGOTIPO final resultou no seguinte:6-Conclusão

A realização deste projecto desenvolve diversas capacidades do aluno, sendo que uma delas é o domínio do programa Adobe Illustrator. Este abriu-me portas para um mundo de vectorização e ilustração vectorial que desconhecia e, devo confessar, agora me desperta bastante interesse. Embora no início parecesse um pouco complexo, o domínio deste programa é, na verdade, mais simples do que imaginava. O apoio técnico e de opinião do professor de Multimédia Daniel Pedrosa foi também essencial para a realização do meu trabalho. Todavia, depois de perceber o funcionamento do programa, actuei de forma autónoma, alterando as minhas ideias iniciais e criando um LOGOTIPO diferente do esperado.

É também importante destacar que a capacidade imaginativa e criativa do aluno são bastante importantes. Só o gosto que tenho para a criação de novas ideias e espaços intelectuais me possibilitaram a realização deste projecto, pois seja qual for o suporte usado, a mente do artista é a principal chave para o seu sucesso.

O PIN, prémio da cantina!

1-Introdução

A segunda fase do projecto Missão Tabuleiro Limpo consiste na concretização de um PIN que posteriormente será distribuído pelos jovens que se alimentarem correctamente na cantina, como recompensa e também estímulo para que continuem a preferir uma alimentação saudável que lhes trará benefícios futuros.

Deste modo, o PIN deve ser ainda mais apeltivo que o LOGOTIPO, pois será o complemento do vestuário de cada premiado.

2-Fase de pesquisa

O site que mais me inspirou foi : http://www.zazzle.pt/

Este sugere muitas ofertas a nível de design de pins, mas as ideias que surgiram no meu trabalho não resultam da cópia de nenhuma imagem do site.

Estas são duas das imagens de referência que mais me inspiraram no projecto da ilustração:

O resultado do PIN, apesar de ser uma ilustração, deverá ser de simples leitura e com o uso de cores vivas para agradar quem o irá receber.

3-Fase de realização

Todas as propostas que tenho para o PIN foram, deste vez, desenhadas directamente no Adobe Illustrator, sem recurso a desenho no papel, pois já tinha as ideias definidas.

Estas são as propostas de trabalho que mais me agradaram:

Vou apresentar o processo de desenho das duas primeiras imagens, visto que forasm as escolhidas para o projecto do PIN da Missão Tabuleiro Limpo!

4-Processo de desenho para chegar ao trabalho final

PIN 1

 

PIN 2

5-conclusão

Este é o segundo projecto que realizo em Adobe Illustrator. Verifico evolução no uso do programa a todos os níveis, pois o meu trabalho foi autónomo ao longo do projecto.

Utilizar pins como recompensa para os al

unos que se alimentam na cantina é uma iniciativa original e didática.

Photoshop! et voi lá!

Introdução

Numa fase inicial deste projecto, foi-nos proposto tirar um conjunto agradável de fotografias nas seguintes categorias: PESSOAS, PAISAGEM, TEXTURAS, GRANDES PLANOS  e TEMA LIVRE.

Uma (ou mais) dessas imagens será a protagonista no projecto em photoshop. Pessoalmente, escolhi imagens da categoria PESSOAS, pois foram as que mais me agradaram do ponto de vista de ofertas imaginativas que ofereciam.

São estas as fotos protagonistas:

 

foto 1
foto 2
foto 3
foto 4
foto 5
foto 6

Desenvolvimento do projecto

Quando comecei a experimentar o programa, este foi o primeiro resultado:

Consegui este resultado usando duas layers com a foto 1 e a foto 4 e a ferramenta clone stamp tool, que criou fragmentos do corpo seguindo uma linha imaginária-efeito de movimento.

A segunda experiência resultou no seguinte:

Para este resultado que, mesmo assim, não foi o final, utilizei a fotografia número 3. Melhorei o brilho e acentuei o contraste da imagem. O desenho feito à mão encontra-se no fundo, que tingi com tons originais de azul com aguada. O desenho em Adobe Illustrator encontra-se nas linhas das sobrancelhas, a preto, e na tinta azul que escorre da parte superior da imagem.

Decidi tornar o cabelo azul, seleccionando a parte que quero colorir, utilizando a ferramenta adjustments/hue,saturation, que me possibilitou mudar o tom de cabelo.

Contudo, decidi realizar algumas experiências com as layers, adicionando desenhos lineares realizados no Adobe Illustratorque resultaram no seguinte:

ou…

O pbjectivo, que me foi sugerido pelo professor Daniel Pedrosa, é envolver a personagem num universo de outras pequenas personagens para que a atenção da imagem se reparta para outros fragmentos e não se centre apenas num.

Realizei outro projecto, apenas com carácter experimental:

Utilizando a foto 1 e foto 5, usei a ferramenta carimbo para reproduzir o cabelo da personagem em duplicado, para dar uma ideia de continuidade e prolongamento. Eliminei um pouco a foto , para deixar aparecer o fundo luminoso. Utilizei o laço com o desenho em Adobe Illustrator.

Outra experiência:

Um dos trabalhos que mais me agradou é o seguinte:

Para obter este resultado, utilizei desenho à mão no fundo e desenho em Adobe Illustrator nas cordas que puxam o corpo da personagem, assim como nas sapatilhas, que vectorizei. Posteriormente, utilizei a ferramenta borracha para eliminar a imagem inicial de fotografia das sapatilhas, aproveitando a borracha para dar o efeito dos círculos que sugerem movimento aos pés e sapatilhas da personagem. Acrescentei sombra à mesma para que esta se destacasse do fundo, utilizando a ferramenta inner shadow.

Inicialmente, o trabalho realizado não tinha a vectorização das sapatilhas:

Por fim, realizei o seguinte projecto:

 

Para tal, utilizei a fotografia 6 e a 2. Recortei o corpo da foto 6 e aproveitei a foto 2 para criar um padrão onde repeti a foto várias vezes até criar um muro de pequenos paralelos. O pássaro é um desenho a caneta de aparo e tinta da china, que introduzi na imagem. Utilizei o Adobe Illustrator para desenhar as raízes brancas e o fundo colorido em estilo pop art que realça a imagem e valoriza a composição. As raízes simbolizam a ligação do corpo à terra, à natureza, daí a presença do pássaro. O fundo tem pequenos espaços em branco propositados para criar a sensação de luz e vida na imagem.

O projecto inicial era este:

Explorando as layers, obtive vários resultados:

Conclusão

Se anteriormente considerava o instrumento Photoshop de utilização pouco artística e mais do interesse estético do mundo da beleza e da moda, hoje sei que isso não é verdade. Surpreendeu-me toda o desejo de exploração de técnicas e efeitos que este programa me proporcionou.