Introdução

Numa fase inicial deste projecto, foi-nos proposto tirar um conjunto agradável de fotografias nas seguintes categorias: PESSOAS, PAISAGEM, TEXTURAS, GRANDES PLANOS  e TEMA LIVRE.

Uma (ou mais) dessas imagens será a protagonista no projecto em photoshop. Pessoalmente, escolhi imagens da categoria PESSOAS, pois foram as que mais me agradaram do ponto de vista de ofertas imaginativas que ofereciam.

São estas as fotos protagonistas:

foto 1

 

foto 2

 

foto 3
foto 4
foto 5
foto 6

Desenvolvimento do projecto

Quando comecei a experimentar o programa, este foi o primeiro resultado:

Consegui este resultado usando duas layers com a foto 1 e a foto 4 e a ferramenta clone stamp tool, que criou fragmentos do corpo seguindo uma linha imaginária-efeito de movimento.

A segunda experiência resultou no seguinte:

Para este resultado que, mesmo assim, não foi o final, utilizei a fotografia número 3. Melhorei o brilho e acentuei o contraste da imagem. O desenho feito à mão encontra-se no fundo, que tingi com tons originais de azul com aguada. O desenho em Adobe Illustrator encontra-se nas linhas das sobrancelhas, a preto, e na tinta azul que escorre da parte superior da imagem.

Decidi tornar o cabelo azul, seleccionando a parte que quero colorir, utilizando a ferramenta adjustments/hue,saturation, que me possibilitou mudar o tom de cabelo.

Contudo, decidi realizar algumas experiências com as layers, adicionando desenhos lineares realizados no Adobe Illustratorque resultaram no seguinte:

ou…

O pbjectivo, que me foi sugerido pelo professor Daniel Pedrosa, é envolver a personagem num universo de outras pequenas personagens para que a atenção da imagem se reparta para outros fragmentos e não se centre apenas num.

Realizei outro projecto, apenas com carácter experimental:

Utilizando a foto 1 e foto 5, usei a ferramenta carimbo para reproduzir o cabelo da personagem em duplicado, para dar uma ideia de continuidade e prolongamento. Eliminei um pouco a foto , para deixar aparecer o fundo luminoso. Utilizei o laço com o desenho em Adobe Illustrator.

Outra experiência:

Um dos trabalhos que mais me agradou é o seguinte:

Para obter este resultado, utilizei desenho à mão no fundo e desenho em Adobe Illustrator nas cordas que puxam o corpo da personagem, assim como nas sapatilhas, que vectorizei. Posteriormente, utilizei a ferramenta borracha para eliminar a imagem inicial de fotografia das sapatilhas, aproveitando a borracha para dar o efeito dos círculos que sugerem movimento aos pés e sapatilhas da personagem. Acrescentei sombra à mesma para que esta se destacasse do fundo, utilizando a ferramenta inner shadow.

Inicialmente, o trabalho realizado não tinha a vectorização das sapatilhas:

Por fim, realizei o seguinte projecto:

Para tal, utilizei a fotografia 6 e a 2. Recortei o corpo da foto 6 e aproveitei a foto 2 para criar um padrão onde repeti a foto várias vezes até criar um muro de pequenos paralelos. O pássaro é um desenho a caneta de aparo e tinta da china, que introduzi na imagem. Utilizei o Adobe Illustrator para desenhar as raízes brancas e o fundo colorido em estilo pop art que realça a imagem e valoriza a composição. As raízes simbolizam a ligação do corpo à terra, à natureza, daí a presença do pássaro. O fundo tem pequenos espaços em branco propositados para criar a sensação de luz e vida na imagem.

O projecto inicial era este:

Explorando as layers, obtive vários resultados:

pouco artística e mais do interesse estético do mundo da beleza da moda, hoje sei que isso não é verdade. Surpreendeu-me toda o desejo de exploração de técnicas e efeitos que este programa me proporcionou.

Anúncios